Recrutamento e Seleção

As 7 perguntas essenciais para uma entrevista de emprego sem enrolação

Leandro Munhoz Moreira
Escrito por Leandro Munhoz Moreira em 31 de agosto de 2018
As 7 perguntas essenciais para uma entrevista de emprego sem enrolação
Faça como mais de 42.975 Super Vendedores

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos

Há um erro bastante comum cometido por candidatos que se submetem a uma entrevista de emprego: achar que não devem perguntar nada ao entrevistador, seja por timidez ou por receio de tomar o tempo do responsável pelo recrutamento. Se você está concorrendo a uma vaga aberta em um processo de recrutamento e seleção, fuja deste erro!

Assim como os recrutadores, os candidatos podem (e devem!) perguntar. Afinal, um processo de seleção que tenha um resultado realmente excelente é aquele em que a vaga for preenchida de forma que atenda as expectativas da empresa, mas que também atenda aos anseios do novo funcionário. Quando a relação é ótima para ambas as partes, todos saem satisfeitos.

O blog SuperVendedores aborda neste post as 7 perguntas para uma entrevista de emprego sem enrolação. Confira!

1 – O cargo é muito interessante, mas eu gostaria de saber: quais são as habilidade que a empresa busca para ele?

A resposta dará condições para que você possa expressar as suas características que podem fazer diferença durante a disputa pela vaga.

2 – Como é feita pela empresa a avaliação nesta posição? O que é preciso para ter excelência?

Essa é uma pergunta que mostra o seu comprometimento com resultados, afinal você está pensando em como entregar o melhor trabalho possível antes mesmo de ser contratado.

3 – Quais são os principais desafios enfrentados por quem ocupou esta vaga anteriormente?

Entre os truques para ter sucesso em uma entrevista, um dos mais importantes é demonstrar capacidade de planejamento. Essa pergunta tem o mesmo objetivo, afinal quem está de olho nos problemas que vai encontrar no percurso, é alguém que prima por se planejar.

4 – É possível falarmos sobre as falhas que foram cometidas por quem ocupou este cargo anteriormente?

Claro que é sempre difícil falar sobre erros de outras pessoas, mas essa pergunta mostra que você está observando o passado para ter uma melhor condução do cargo no futuro.

5 – Qual o cronograma para o preenchimento desta vaga?

Ou seja, quando sai o resultado desta seleção? Deixe claro para o entrevistador que você está fazendo também um planejamento pessoal e por isso pede esta informação.

6 – Existe algum auxílio para cursos?

Uma das características mais buscadas por quem está chefiando um processo de recrutamento é a vontade de aprender do candidato. Por isso mostre que você está em busca não só da oportunidade de trabalhar, mas também de novos conhecimentos.

7 – Saiba ouvir para poder perguntar melhor!

Se não perguntar nada é um erro, fazer apenas perguntas para uma entrevista de emprego decoradas também pode ser. Por isso ouça com atenção tudo o que for dito pelo entrevistador e faça perguntas pontuais sobre algo que causou alguma dúvida. Saber ouvir é também saber o que falar em uma entrevista de emprego!

Saiba muito mais!

Use as perguntas para uma entrevista de emprego a seu favor e se destaque entre os candidatos! E siga navegando no nosso blog. O SuperVendedores tem vários posts para mostrar como fazer uma entrevista de emprego e muito mais sobre a área de vendas.

Até a próxima!

E ae? Terminou a leitura? ;)

O que você achou desse conteúdo? Conte pra nós, logo abaixo?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Junte-se a mais de 42.975 Super Vendedores! :D