Recrutamento e Seleção

Quais são os tipos de recrutamento e seleção? Como se destacar em cada um deles?

Leandro Munhoz Moreira
Escrito por Leandro Munhoz Moreira em 3 de setembro de 2018
Quais são os tipos de recrutamento e seleção? Como se destacar em cada um deles?
Faça como mais de 42.975 Super Vendedores

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos

O processo de recrutamento e seleção é vital para o bom funcionamento de qualquer empresa ou organização. Afinal, existe a necessidade cíclica de renovação de quadro, seja por demissões, por saídas de funcionários ou mesmo por aposentadorias. Por isso, existem 4 tipos de recrutamento.

Sabemos que o quadro de funcionários deve estar motivado. Até porque, há um investimento em treinamento e em experiência dos colaboradores.

Mas, não devemos por causa disso ter medo das mudanças. Ao contrário, em muitos momentos elas podem ser benéficas para o objetivo de termos um resultado excelente.

É aí que entra o processo de recrutamento e seleção. Ele precisa ter toda a atenção necessária. Pois, ao se errar no momento da contratação perdemos tempo e dinheiro com um funcionário que não se adaptará à função e, logicamente, não atingirá os objetivos propostos.

Justamente pensando em melhorar o recrutamento e seleção de pessoal da sua empresa que a equipe do blog SuperVendedores separou os quatro principais modelos nos quais você pode se amparar. Confira:

Conheça os tipos de recrutamento e seleção

Qual é a melhor maneira de encontrar o perfeito perfil de funcionário que você está buscando? Esta é uma pergunta para a qual a resposta depende de uma série de fatores. E, para responde-la é preciso conhecer os quatro tipos de recrutamento e seleção:

Recrutamento interno

Este é o tipo de recrutamento efetuado quando a busca pelo novo funcionário é feita dentro da própria empresa, dando a colaborados a oportunidade de subir de cargo ou de trocar de setor. Este é um importante fator de motivação para a equipe, que se sente prestigiada quando um membro ganha um cargo maior.

Recrutamento externo

Quando se busca os novos funcionários fora da empresa. Tem a vantagem de poder trazer novos talentos para a empresa. No entanto, este tipo de recrutamento tem um risco inerente. Uma vez que este novo funcionário só será de fato conhecido, quando estiver atuando em sua função.

Recrutamento misto

Em alguns momentos a empresa pode sentir a necessidade de avaliar os seus funcionários e compará-los com os que estão disponíveis no mercado. O recrutamento misto. Então, é quando se busca ocupar a vaga em questão tanto com funcionários que já estão no quadro da empresa quanto com profissionais que estão no mercado de trabalho.

Recrutamento online

Quando se usa o meio digital para procurar o candidato ideal. Inclusive as entrevistas podem ser feitas por programas como o Skype ou similares. As técnicas de recrutamento digital e seleção a distância possibilitam que se encontre um candidato com o perfil que a empresa busca em uma área demográfica muito maior e por isso são as melhores saídas para quando a procura é por um profissional com características muito particulares.

Saiba muito mais

O blog Supervendedores tem uma série de posts para ajudar a empresa que está passando pela necessidade de contratação de funcionários e diminuir a taxa de demissão de contratações recentes. Você está convidado para navegar conosco e conhecer muitas outras dicas.

Até a próxima!

E ae? Terminou a leitura? ;)

O que você achou desse conteúdo? Conte pra nós, logo abaixo?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Junte-se a mais de 42.975 Super Vendedores! :D