Os 15 maiores Erros em Vendas no Natal

Nada melhor que o Natal para aumentar as vendas, as comissões, conquistar novos clientes e começar o ano novo com o pé direito! O grande problema é que muitos profissionais cometem “pequenos” erros e acabam não aproveitando o momento da forma correta. No artigo de hoje, vamos conversar sobre os 15 maiores erros em vendas no natal!

A Relação de Vendas e o Natal

Nessa época do ano, os clientes ficam mais tranquilos, relaxados e propensos a gastar mais. As vendas aumentam porque o impulso e a vontade de comprar é muito grande, gerando uma demanda que você vai atender!

Os Principais Erros

Analisando diversos amigos que trabalham com vendas no varejo, pude listar 15 erros que são cometidos constantemente, atrapalhando o processo comercial e, muitas vezes, fazendo com que o cliente não compre!

Erro 1 – Falta de Planejamento

Planejamento é fundamental! Analise o histórico de vendas da sua empresa (e o seu, claro) no mesmo período do ano passado e prepare-se para crescer profissionalmente. Somente com informação você pode planejar ações que resultem em aumento de vendas.

Erro 2 – Não estar Comprometido com a Empresa

Acredito que não estar comprometido com a empresa seja sinônimo de egoísmo. Analise sua empresa com carinho e atenção.

O que ela precisa vender mais ou qual produto ou serviço dá mais margem, por exemplo? Comprometer-se com a empresa é assumir a responsabilidade pelos resultados!

Você tem que estar comprometido com a sua empresa

Erro 3 – Não Definir Metas de Vendas para o Natal

Dentro do seu planejamento (item 1), estabeleça metas de vendas para você ou para sua equipe. Somente com números a frente os profissionais de vendas conseguem ter parâmetros para saber o que está bom e o que não está!

Erro 4 – Não focar o MIX de Produtos

Vendedor competente é aquele que trabalha o mix de produtos e não apenas vende o que o cliente quer comprar. Se você trabalha com tecnologia, venda a garantia estendida do produto. Trabalha com sapatos masculinos? Venda o cinto e as meias que combinam com o modelo que o seu cliente está comprando!

Erro 5 – Não Criar Promoções

O brasileiro adora promoções! Crie combos de produtos adicionais e que agreguem valor ao cliente e lucratividade a sua empresa. Desenvolva mecanismos que funcionarão como alavanca de vendas como, por exemplo, kits prontos e já embalados para presente.

Promoções

Erro 6 – Não criar Campanhas Internas de Vendas

Se você é gerente ou coordenador de uma equipe comercial, sabe que é muito importante criar estímulos para os vendedores baterem a meta. Faça promoções por linha de produtos, por faturamento e/ou lucratividade da sua empresa!

Erro 7 – Não Ajudar o Cliente a Comprar!

Pode parecer redundante, mas é algo que eu vejo acontecer muito! Os vendedores estão preocupados com o que ocorre em volta, menos com o que acontece com o cliente. Ou pior, atendem 2 ou 3 clientes ao mesmo tempo!

Ajudar o cliente a comprar é prover a solução para o problema dele. Se ele quer um tênis de corrida, entenda tudo sobre o assunto e ajude ele a comprar a melhor opção que existe na sua loja!

Erro 8 – Não Estimular a Antecipação de Compras por Parte dos Clientes

Se o cliente já está na sua loja, porque não ajudá-lo a comprar outros produtos para dar de presente? Sempre pergunte ao cliente: “posso ajudar você a escolher outro presente?” e veja suas vendas serem turbinadas!

Erro 9 – Não usar as Redes Sociais para Vender mais

Usar as redes sociais é fundamental para avisar os clientes sobre as novidades da sua empresa e reforçar que eles devem procurar você. Use as redes sociais para mostrar dicas sobre seu mercado, e sempre mantenha contato com os clientes.

Utilize as redes sociais para vender mais!

Erro 10 – Não utilizar o Email-marketing para Vender Mais

Se você possui o hábito de pegar os dados dos clientes (como sempre reforço aqui no Blog SuperVendedores), essa é a hora de enviar um bom email-marketing para estimular que seus clientes comprem seus produtos!

Erro 11 – Não estar Preparado para o Fluxo de Clientes

O natal é a data comercial em que os shoppings e centros comerciais registram maior frequência de clientes. Não estar preparado para atender essa demanda, ou seja, com estoques baixos, poucos profissionais (vendas, embalagem, caixa, etc) é um dos principais erros cometidos pelos comércios.

Erro 12 – Não ter Agilidade

Ninguém gosta de vendedor lento. Ainda mais em uma época corrida, em que você precisa fazer diversas tarefas em um curto espaço de tempo. Economizar o tempo do cliente é uma excelente forma de vender mais, acredite!

Erro 13 – Não Cadastrar os Clientes Novos

Você fechou inúmeras vendas e…. não sabe para quem! É muito comum isso acontecer, mas um profissional de vendas de sucesso aproveita os minutos finais da venda para anotar os dados do cliente e manter o contato.

Lembre-se de cadastrar os novos clientes

Erro 14 – Não fazer Pós-venda

Exatamente por não ter os dados do cliente (item 13), não conseguem fazer um pós-venda iniciando uma nova conversa e, porque não, uma nova venda! Lembre-se que o segredo do relacionamento em vendas é sempre manter contato com o cliente, estimulando a compra!

Erro 15 – Não Fazer um Comparativo

Lembra-se do planejamento? Lembra-se das análises com relação as vendas do ano anterior? É fundamental que você pegue as informações do “antes” e compare com os resultados do “hoje”!

Bater a meta é muito bom, mas saber para onde está indo, como está indo e porque está indo é fundamental para um crescimento contínuo e prolongado na profissão de vendas!

Um forte abraço e boas vendas no natal!