Aprenda 2 Regras de Ouro + 4 Dicas para Vendedores que Querem Bater suas Metas!

Começa mais um mês e não adianta olhar para trás!!! Se você bateu sua meta no mês anterior, parabéns, mas isso não quer dizer praticamente mais nada. Uma nova meta está ali e faltam só mais trinta dias para que ela seja batida. Mãos à obra!

Este é o cotidiano de quem trabalha com vendas. Novas metas estão sempre no horizonte à espera de serem batidas. Não tem essa de crise, não tem a desculpa de que há feriados no meio do caminho, de problemas na família. O jeito é arregaçar as mangas e partir para o próximo desafio.

Mas aqui cabe uma reflexão interessante. O mês realmente começa no dia primeiro? Será que você não pode se antecipar para que logo na largada do mês você já tenha dado alguns passos que vão te aproximar desta meta?

O Blog do SuperVendedores preparou duas regras de outro e mais quatro dicas para vendedores, para que essa corrida tenha menos obstáculos e que, ao final dela, sua meta seja pulverizada. Vamos a elas!

Regra de ouro 1 – Planejar é preciso!

Planejar é uma necessidade em todas as atividades profissionais e não poderia deixar de ser a primeira das nossas dicas de vendas. Se você já estiver organizado no início do mês, souber quais são os clientes a visitar, aqueles que estão em férias, aqueles que têm novas demandas, sua meta vai estar mais próxima de ser alcançada.

Não espere que o novo mês comece, antecipe-se!

Outro ponto importante neste planejamento é conhecer bem o calendário. Quais são as datas que estão pela frente? É possível aumentar os seus lucros com elas?

Vamos pensar em alguns exemplos. Se o seu produto a ser vendido tem algo a ver com festas juninas, inicie o planejamento já em março e entre em negociação em abril. Sair na frente de outros vendedores pode ser uma vantagem estratégica gigantesca. E lembre-se: no fim de ano, com o pagamento do décimo terceiro salário a partir de novembro, existe mais dinheiro (e oportunidades) no mercado.

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Regra de ouro 2 – Tenha foco

Outra das mais importantes dicas para vendedores é manter o foco. Parece simples, mas nem sempre é. Vista a sua camisa de vendedor quando estiver atuando profissionalmente. Todos temos diversos problemas pessoais que se acumulam no dia a dia. Eles devem sim, é claro, ser resolvidos. Mas é preciso estabelecer quando é a hora de vestir a camisa profissional e de quando se deve atuar no campo pessoal.

Não deixe que problemas externos atrapalhem o seu dia a dia profissional

Estabeleça uma rotina, crie uma agenda. Nela devem constar os compromissos profissionais que precisam ser cumpridos. Reserve um período de tempo também para as atividades extraprofissionais, de forma que um não atrapalhe o outro. E não se esqueça também de manter um tempo reservado para estudos e para lazer. Ninguém é de ferro, né?

Dica 1 – Mantenha seu pipeline atualizado

Quem trabalha com o pipeline de vendas sabe o quanto ele pode ser importante. Também conhecido como funil de vendas, o pipeline é uma ferramenta de gestão que serve para acompanhar as etapas de vendas. “Pipeline”, em inglês, significa oleoduto, uma tubulação de grosso calibre.

Organização é uma forma de evitar perder tempo com quem não quer fazer negócio com você.

Pesquise mais sobre esta ferramenta e não deixe de se atualizar!

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Dica 2 – Esteja aberto a mudanças e novas soluções

Como ser um bom vendedor se você não estiver aberto a novas soluções? Vamos usar aqui um exemplo. Você tem um produto que insiste em ficar no estoque. Ele tem baixa rotatividade entre os muitos clientes que você visita diariamente. Não seria essa a hora de pensar em “atacar” novos nichos? E se, em vez de oferecer este determinado produto aos seus clientes do dia a dia, você trabalhar com o Facebook, Instagram ou Whatsapp? Que tal tentar vender pelo celular? Talvez a solução para este problema esteja muito mais próxima do que parece.

Quando a solução não estiver aparente, pense “fora da caixinha”!

Converse sempre com outros vendedores e procure inspirações para solucionar os seus próprios problemas.

Dica 3 – Conheça o seu cliente!

Um dos maiores ativos de um bom vendedor é a confiança que ele inspira em seu cliente. Ele deve enxergar o vendedor como um agente facilitador para o seu próprio trabalho. Afinal, ninguém quem quer trabalhar com um vendedor que só quer “morder” um dinheirinho todo mês. Saber quais são os problemas enfrentados pelo seu cliente e criar soluções para eles é uma etapa crucial no processo de merecer a confiança.

Estude o máximo que for possível do seu cliente e aja como um parceiro de negócios.

Quando o cliente enxerga o vendedor como um parceiro, as chances de que ele faça recomendação do seu nome para possíveis novos parceiros é muito grande. Com isso você ganha não só em confiabilidade, mas também em reputação.

Dica 4 – Conheça a si mesmo!

Aqui vem um exercício de autoconhecimento que serve até mesmo para os vendedores mais experientes (e ainda para profissionais de qualquer área do conhecimento). Somos humanos e, sim, somos cheios de falhas.

Conhecer os pontos fracos da nossa personalidade, do nosso perfil profissional, é um passo decisivo para que possamos superar essas fraquezas e, mais do que isso, criar diferenciais sobre os nossos concorrentes.

Tenha a humildade de encarar seus próprios defeitos para que eles se transformem em qualidades.

Alguns profissionais de recursos humanos (e até mesmo alguns sites na internet) oferecem análises 360 graus, que são ferramentas de autoconhecimento. Por meio de um questionário, a ferramenta faz uma análise do seu perfil e aponta quais são os pontos em que você precisa trabalhar para que sejam melhorados e quais são os pontos em que você demonstra maior força.

Seguir essas regras e dicas para vendedores vai te deixar bem mais próximo das metas que você busca bater. E que venham os novos desafios!!!

Até a próxima!