Este post tem um objetivo muito claro: mostrar a importância da expressão corporal em um processo de vendas! E ela é enorme!
A expressão corporal ajuda na comunicação, cria empatia e conexão, transmite mensagens e impressões, segurança ou insegurança, interesse ou desinteresse, respeito ou desrespeito, coerência ou incoerência.
Ou seja, a importância da expressão corporal é criar uma comunicação muito mais efetiva com o seu interlocutor!
Essa é uma dica chave de como ter sucesso em vendas com PNL (a Programação Neurolinguística).
Vamos detalhar um pouco mais sobre a leitura corporal e seus benefícios:
Porque agimos da forma que agimos?
Você já parou para notar que alguns gestos são universais? Por exemplo, bater no peito significa orgulho e mostra poder naquele momento.
Por outro lado, abaixar a cabeça significa que você foi subjugado, indica tristeza.
Mas como estes gestos surgiram e como chegaram até os tempos modernos?
Este foi um dos temas de estudos científicos feitos por Charles Darwin e publicados no livro “A expressão das emoções em homens e animais”.
A tese de Darwin é de que a linguagem corporal foi uma das primeiras formas de comunicação humana.
Mais do que isso, a linguagem corporal continua sendo uma das mais fortes e expressivas formas de comunicação.
Ela vem sendo utilizada há milhões de anos e está relacionada principalmente ao sistema límbico (mesencéfalo), a segunda estrutura mais primitiva do nosso cérebro.
Utilizando o conceito em vendas
E como podemos fazer o melhor uso das expressões corporais e seus significados em um processo de vendas? Simples: estudando as expressões corporais e seus significados!
Aqui no Blog SuperVendedores, por exemplo, já publicamos um post que mostra “10 Expressões Corporais e seus Significados: Desvende seu Cliente Utilizando PNL!”. Acesse e descubra o que significam os movimentos de cabeça, de braços, de postura corporal e ainda os principais sinais da mentira.
Fique atento
Você já notou que em um telejornal os apresentadores e os repórteres se comportam de uma determinada maneira?
Isso acontece porque eles precisam demonstrar um valor específico: a credibilidade!
Em outras palavras eles querem que você acredite na notícia que estão veiculando.
Ao empunhar o microfone e manter o peito aberto, eles querem justamente mostrar em linguagem corporal que têm certeza daquilo que estão falando e, por isso, você deve acreditar também.
Note que eles dificilmente vão balançar negativamente a cabeça ou cruzar os braços, assumindo uma postura defensiva.
Use essa característica do jornalismo também na área de vendas e transmita confiança ao seu cliente.
Por outro lado, conhecendo as principais expressões corporais e seus significados, você poderá fazer uma leitura muito mais rica de como o seu cliente está recebendo a informação que você quer passar no ato da venda.
A Programação Neurolinguística é uma área do conhecimento que pode lhe dar muitos subsídios interessantes para que você reconheça os melhores caminhos para vender.
Até a próxima!!!