Aumentar a produtividade, seja a sua ou a de uma equipe, é sempre um grande desafio. Isso não é diferente quando estamos falando de vendas.
Então, como melhorar o poder de concentração, o fluxo de tarefas e fazer com que o trabalho renda mais? Ainda que não haja verba para horas-extras, por exemplo?
Saiba que o conceito de produtividade em vendas é exatamente sobre isso! É melhorar os resultados com as mesmas condições que você já tem.
Portanto, é fazer mais com o mesmo que já está disponível. Uma vez que este conceito está compreendido, resta saber como colocá-lo em prática.
Siga lendo este artigo e saiba como a produtividade pode aumentar as vendas.Além disso, descubra como você pode atingir mais e melhores metas.
Seu local de trabalho é adequado?
Não importa se você é um gestor ou um funcionário de um empreendimento que tem como finalidade a venda de produtos ou serviços, seu local de trabalho tem tudo a ver com produtividade em vendas.
A limpeza e organização do espaço podem sim ser decisivas no aumento da produção da equipe.
Um local bem higienizado, por exemplo, elimina mofo e sujeira, deixando cada colaborador menos propenso a crises alérgicas.
Com isso, evita perdas de tempo e melhorando a concentração de todos. Perder tempo procurando um arquivo, um documento ou qualquer outra coisa também afeta a produtividade em vendas e, por isso, a organização do local é tão importante.
Iluminação boa e a climatização do ambiente também colaboram com o bem-estar de todos os que estão neste trabalho e, assim, são outros fatores que devem ser levados em conta.
Metas realistas são vantajosas
Muitas vezes o blog SuperVendedores se deparou com relatos de funcionários que são submetidos a metas inatingíveis. Isso realmente não ajuda quem busca uma melhor produtividade em vendas.
Na cabeça de alguns gestores, jogar as metas e objetivos “nas alturas” vai fazer com que os colaboradores se desdobrem para atingir o resultado.
Mas, mesmo que não cheguem até o número proposto, vão se esforçar ao limite para chegar perto e isso já seria um ganho.
Este raciocínio não poderia estar mais errado. Uma meta inatingível acaba por se tornar um elemento de desmotivação do funcionário e da equipe.
Este descontentamento vai virar, em um momento ou outro, um fator de stress e o círculo vicioso estará fechado.
Entenda a relação entre produtividade da equipe comercial como uma busca por um ambiente de trabalho saudável, no qual todos acreditam que sim, é possível fazer o serviço que está sendo proposto.
Conhecendo esta relação, você estará mais próximo de aumentar a produtividade em vendas de todos que estão ao seu redor.
Estude em busca da eficiência
Este é um exercício de desconstrução de todo o processo de vendas ao qual você ou a sua equipe estão habituados.
Aqui, a proposta é separar cada um dos passos que o trabalho representa. Depois, estude o seu negócio a fundo e entenda em que medida cada um destes passos estão bem definidos e funcionando bem.
Desta forma é possível encontrar quais são os passos mais eficazes e quais podem receber melhoras.
Na maioria dos casos não é preciso uma mudança radical na busca por uma melhor produtividade em vendas, apenas algumas mudanças pontuais nos processos já podem gerar resultados surpreendentes.
Use as ferramentas mais adequadas
Vivemos na era da informação, mas muitas vezes, em especial nas empresas mais tradicionais, continuamos realizando algumas tarefas “à moda antiga”.
É claro que é preciso respeitar a tradição, mas na busca por uma melhor produtividade em vendas, provavelmente está na hora de encontrar ferramentas mais adequadas para os dias de hoje.
Encontrar um documento em um arquivo físico, por exemplo, é uma tarefa que faz um determinado funcionário perder alguns minutos. Se este arquivo estivesse informatizado, a mesma tarefa seria realizada em alguns poucos segundos.
Além disso, tarefas manuais estão muito mais sujeitas a erros humanos. O índice de falhas causa mais retrabalho e perda de produtividade em vendas.
Reduza as distrações
Uma das formas mais óbvias de aumentar a produtividade em vendas é aumentar a concentração de toda a equipe. A partir do momento em que todos estiverem com o foco realmente no emprego, os resultados tendem a melhorar. Hoje em dia temos muitos elementos que dispersam a nossa atenção.
Se por um lado a tecnologia pode ser uma grande aliada para tornarmos processos mais rápidos, dado o número de informações que estão ao nosso redor, por outro, essa quantidade de informações pode nos prejudicar.
Fique atendo para mensurar o quanto as redes sociais contribuem e o quanto elas atrapalham a sua produtividade.
Seja no comércio ou em qualquer outro ramo de atividade.
Considere a hipótese de, inclusive, desligar o seu telefone celular em determinados horários nos quais vender deve ser o seu foco principal.
Use o poder da música
Você já reparou como supermercados e lojas de shoppings center fazem uso da música?
Em alguns momentos, um comércio emprega a técnica de usar uma música bem calma. Com isso, passa uma tranquilidade para que os seus clientes façam compras sem pressa.
Em outros, a música mais agitada lembra momentos de descontração e de festa.
Justamente conceitos positivos que a loja busca passar para os seus clientes.
Gerar um ambiente propício para o fechamento da venda é uma arte.
Com um pouco de estudo qualquer bom vendedor pode dominar esta técnica em prol do crescimento da produtividade em vendas. Se a sua equipe trabalha em um escritório, também é possível fazer uso desta técnica. Pense se o uso de músicas que inspirem tranquilidade pode ajudar a acalmar um ambiente agitado por excelência.
Ou ainda se uma música mais agitada pode dar um choque de adrenalina na busca de um determinado resultado.
Saiba mais
As técnicas apresentadas neste artigo são apenas algumas das muitas das quais você pode fazer uso para uma melhor produção de resultados.
O nosso blog traz várias outras dicas que auxiliam no processo de crescimento de um vendedor ou de uma equipe de vendas.
Você tem alguma experiência que gostaria de compartilhar conosco? Fique à vontade e faça o contato!