Vendas

4 Dicas de Vendas para Aumentar a Rotatividade de Produtos de Pouca Saída!

Leandro Munhoz Moreira
Escrito por Leandro Munhoz Moreira em 14 de março de 2018
4 Dicas de Vendas para Aumentar a Rotatividade de Produtos de Pouca Saída!
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Nem todos os produtos tem grande saída e são facilmente renováveis no nosso estoque, como qualquer bom vendedor experiente sabe bem!

Alguns itens insistem em ficar por lá por um bom tempo e geram, por causa da baixa rotatividade, uma enorme dificuldade de renovação.

Mas nada que boas dicas de vendas não resolvam! 😉

Para quem tem menos experiência, cabe uma breve explicação sobre o que é Giro de Estoque: ele é o tempo que cada item fica “preso” no estoque, desde a entrada até a baixa, no momento da venda.

O problema é que o giro baixo significa que o produto está parado dentro da empresa, ou seja, o dinheiro está parado e é preciso movimentá-lo.

Vamos então às dicas de vendas para que essa mercadoria se transforme em lucro:

Dica 1 – Liquidar o estoque

As famosas queimas de estoque nas grandes lojas não são realizadas porque elas são boazinhas ou porque o “gerente pirou”!

Acontecem porque é preciso girar o estoque, ou os itens parados correm o risco de se tornarem obsoletos ou mesmo se deteriorarem.

Transformar o item parado em venda, ainda que com uma margem menor de lucro – ou em alguns casos, sem lucro algum – é vantajoso para o vendedor.

Por isso, não tenha medo de se sacrificar um pouco com ações promocionais.

dicas de vendas

Dica 2 – Criar kits promocionais

Outra dica que sacrifica um pouco a margem de lucro, mas aumenta o giro de estoque é a criação de kits.

Vender um produto de baixa saída aliado a um de grande saída é uma solução que aumenta o giro e ainda agrada o seu cliente, por causa do preço mais baixo.

Dica 3 – Treinar e incentivar a equipe

Uma equipe motivada e bem treinada vai render melhor.

Não importa se é uma equipe esportiva, de comunicação, de vendas ou de qualquer outra área do conhecimento: treinar é importante!

Cada colaborador precisa conhecer muito bem o produto que está sendo vendido para satisfazer qualquer curiosidade que o cliente tenha sobre ele.

A diferença na negociação de um item (ainda mais um de baixa rotatividade) vai ser brutal se compararmos um vendedor bem preparado com um outro que não recebeu nenhum treinamento.

dicas de vendas

Além disso, você também pode criar comissões diferenciadas e metas específicas para aqueles itens que teimam em ficar no estoque.

O resultado pode ser surpreendente. ;D

Dica 4 – Se nada funcionar, crie brindes!

Já tentou de tudo e o produto ainda insiste em ficar “descansando” no seu estoque? Assuma o prejuízo!

A quarta das nossas dicas de vendas é usá-lo em uma venda criativa como brinde ou ainda como peça de negociação na venda de outros produtos do que correr o risco de que ele se deteriore ou se torne ultrapassado.

Desta forma você consegue renovar o seu estoque e ainda dar um agrado para o cliente que está fazendo uma outra compra.

Dica extra – Procure outros públicos

Talvez você esteja procurando o seu cliente em um lugar errado. E se a tecnologia em vendas for usada?

Talvez entre o público do Whatsapp, do Facebook ou do Instagram você consiga encontrar o cliente que busca o seu produto parado em estoque. Vale a pena tentar. 😀

Continue navegando no nosso blog para mais dicas de vendas! Vender e comprar será muito mais simples com mais informação.

Até a próxima!!!

E ae? Terminou a leitura? ;)

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