Dicas de Vendas: Como Planejar e se Preparar para Visitar um Cliente.

Quantos aspectos estão envolvidos em uma venda? Isso é impossível dizer, mas é possível afirmar que a confiança que o vendedor inspira é um dos aspectos mais importantes entre todos eles.

A visita ao cliente é um dos momentos mais importantes na afirmação deste laço de confiança e é necessário que o vendedor esteja preparado de várias formas para não perder essa oportunidade de se apresentar bem.

O Blog do SuperVendedores preparou algumas dicas de vendas que devem ser levadas em consideração neste momento tão crucial. Confira:

Dica 1: Pesquise o cliente

Estar sempre bem preparado sempre impressiona positivamente. Tente conhecer ao máximo a pessoa para quem você está se apresentando (ou mesmo fazendo uma nova visita). Com a internet, ficou muito simples obter dados de empresas, dados do setor econômico no qual ela está inserida e até mesmo dados pessoais por meio das redes sociais.

Dica 2: Conheça os horários de preferência do seu cliente

Entenda se o negócio do cliente tem horários chave. Por exemplo: se você vai visitar o restaurante, evite o horário de maior movimento, o almoço ou o jantar. Certamente seu cliente estará mais ocupado neste momento e pode não dar a atenção que você precisa para fazer a venda.

Dica 3: Evite horários de pico

Essa é uma das mais importantes dicas de vendas, em especial para quem mora em grandes cidades. Pontualidade é responsabilidade! Evite sempre o risco de se atrasar. Para isso, programe-se para sair para a sua visita com algum tempo de antecedência.

Dica 4: Esteja preparado para ouvir seu cliente

O seu foco na argumentação em busca de concluir o processo de vender e comprar deve ser sempre o seu cliente. Quem é ele? Quais os problemas inerentes ao negócio dele? Como você pode ajudar a solucionar estes produtos. Não tente “empurrar” produtos e serviços que não vão auxiliar nas soluções de problemas. Se você fizer isso, pode até concluir uma venda, mas não conseguirá fazê-lo novamente. Aprender a vender passa necessariamente por entender o seu cliente.

Dica 5: Esteja preparado para receber críticas

Esteja sempre “desarmado”, pronto para levar com naturalidade eventuais críticas do seu cliente. Elas podem ser positivas e ele, ao notar que você está realmente levando essas críticas em consideração, tende a confiar mais em você. Ouvir críticas e corrigir problemas pontuais fortalece os laços de confiabilidade.

Dica 6: Vista-se apropriadamente

Entenda o seu cliente e prepare-se para estar vestido de maneira adequada. Você vai visitar um advogado? Seu cliente é um quiosque na praia? Entenda a peculiaridade de cada cliente e prepare-se visualmente para a visita.

Dica 7: Leve material de apresentação

Uma visita mais demorada, em uma sala com recursos áudio visuais pode ser adequada para o uso de uma apresentação em power point. Se o encontro for mais rápido, leve folders ou outros materiais gráficos que você porventura tiver. Não se esqueça do cartão de visitas, ele pode ser o início de uma comunicação mais ampla entre vendedor e cliente.

Dica 8: Tenha cuidado com a linguagem verbal

Um português bem falado sempre impressiona. Não é preciso rebuscar, achar palavras difíceis. Seja natural, evite gírias e não tropece em erros de concordância ou gramática!

Quer mais dicas de vendas? Navegue no nosso blog e conheça todas as nossas dicas para vendedores!

Até a próxima!!!