4 erros que impedem o aumento da produtividade em vendas

Se você é um gestor ou um funcionário que busca produtividade em vendas, saiba que existem alguns erros que são praticamente indesculpáveis neste processo. A excelência em vendas só é atingida quando há extremo comprometimento de toda a equipe em todas as fases do processo comercial.

O blog SuperVendedores também busca ajudar na procura pelo melhor desempenho de todos os profissionais desta área e por isso selecionou os 4 erros que impedem o aumento da produtividade em vendas. Confira agora!

 

produtividade em vendas

1 – Não ter um bom líder

É papel de um líder (seja no comércio ou em qualquer outra área profissional) admitir os novos membros da equipe, tomar as decisões fundamentais, traçar os caminhos que deverão ser percorridos pelos colaboradores e formular as estratégias que permearão estes caminhos, sempre em busca das melhores soluções.

Quando tudo isso é bem feito, a equipe terá a motivação e a orientação necessárias para atingir os objetivos e comemorar ao lado do líder.

2 – Esquecer do processo de vendas

Quando o processo de vendas é bem efetuado, passo a passo, com muito trabalho e assertividade, o resultado final certamente será muito melhor. Portanto, um dos erros que impedem o aumento da produtividade em vendas é não seguir estes passos.

Prospecção, abordagem, sondagem (ou identificação do perfil da demanda), elaboração das propostas, argumentação e fechamento são as etapas do processo de vender. Quem conhece cada um destes passos sabe como a produtividade pode aumentar as vendas.

 

produtividade em vendas

 

3 – Não fazer uso da tecnologia

Hoje em dia não basta conhecer a técnica, ter alto poder de concentração e ser dedicado no emprego. O bom profissional deve entender um mínimo de tecnologia para apresentar uma boa produtividade em vendas.

Isso não quer dizer que o vendedor precise saber linguagens de computador, entender de hardware ou coisas assim. Mas, sim, é necessário que este profissional esteja atento aos movimentos que o mercado faz nas redes sociais e na internet em geral.

Já ao gestor de equipe cabe o papel de criar mecanismos para que os seus colabores possam se organizar muito bem. Alguns programas online agilizam o processo de vendas, por exemplo, gerando uma nota fiscal no mesmo momento em que a venda é fechada. Se você é um líder, entenda a relação entre produtividade da equipe comercial e a tecnologia muito bem para extrair os melhores resultados.

4 – Não fazer o treinamento da equipe de vendas

Não existe alta produtividade em vendas sem ter uma equipe que saiba o que fazer em cada um dos passos do processo comercial. Um empreendimento que tenha as vendas como objetivo deve investir no treinamento de seus funcionários para que estes possam desempenhar o seu papel com excelência e alta produtividade.

Seja você um colaborador ou um gestor da área de vendas, não se esqueça destes quatro tópicos e evite cometer os erros que atrapalham o desempenho. Obter alta produtividade em vendas é antes de mais nada entender o processo e quais são as armadilhas que podem aparecer em seu caminho.